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Educação inclusiva: o caminho para um futuro mais igualitário

A Educação Especial é compreendida como uma modalidade de ensino e um instrumento de inclusão de alunos. 

Entretanto, estudos mostram que uma ótima maneira de integrar os estudantes com necessidades específicas é dentro do ensino regular. Sendo assim, o atendimento especializado deve ocorrer de forma paralela. O objetivo é criar um ambiente onde a diversidade seja valorizada e os todos estudantes possam atingir seu pleno potencial, sem divisão dos alunos entre as denominadas “classes regulares” e “classes especiais”.

Dados históricos

Quando falamos do assunto, é importante analisar alguns dados. Na educação infantil brasileira, a quantidade de alunos matriculados em classes especiais e escolas exclusivas, aquelas destinadas somente a alunos com determinadas necessidades, indica que a melhora da inclusão é um processo em crescimento. 

Segundo dados do Censo Escolar de 2022, desde 2010, quando os matriculados em “classes regulares” e em “classes especiais” era quase o mesmo - com 34.044 “incluídos” nas salas regulares e 35.397 em classes especiais -, o número de matrículas em escolas e classes especiais vem caindo ano a ano, enquanto o número de “alunos incluídos” só tem crescido. 

Por que a educação inclusiva é importante?

A educação inclusiva combate a discriminação e a exclusão, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os alunos em um mesmo ambiente.

Sabemos que a sociedade é diversa, e a educação inclusiva prepara os estudantes para interagirem e trabalharem em locais igualmente diversos.

Além disso, ao conviverem com colegas com origens e habilidades diferentes, os alunos tendem a desenvolver a empatia, o respeito e a colaboração.

Tecnologia e educação inclusiva: Conheça o ALT

Direcionado a alunos do Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental, o ALT foi desenvolvido pela MBR Tecnologia Educacional para apoiar a alfabetização infantil e o desenvolvimento de crianças e adolescentes no espectro autista (TEA) ou com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
(TDAH) e Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA).


Criado por profissionais especializados, o ALT é composto por diferentes níveis de atividades e auxilia na melhora da comunicação, socialização, cognição e afetividade. Os exercícios têm curta duração e trabalham com repetição, para realização diária que acompanhe o planejamento do educador.
 

Com o ALT, todos os alunos se divertem juntos, ao mesmo tempo em que trabalham habilidades cognitivas, motoras e a memorização. Os recursos únicos melhoram o engajamento dos alunos, e as atividades, que estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem ser personalizadas.

Quer levar o ALT para a sua rede de ensino? Entre em contato e saiba como podemos ajudar a tornar as escolas mais inclusivas!

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